16 de fevereiro de 2015

DEVER DE CASA ...regras para Cadernos.

A lição de casa possui uma função pedagógica importante.
Além de ensinar a criança a construir uma relação de responsabilidade e autonomia, favorece o hábito do estudo.
Entretanto, para que a lição de casa atinja esse objetivo, cabe ao professor orientar a criança em cada lição e esclarecer os objetivos dessa.
 Os conflitos quanto à lição de casa começam a aparecer quando os pais acham que os filhos trazem lições demais para casa.
A cena é comum, pais de um lado se queixando de não dispor de tempo para ajudar o filho e do outro lado a criança que às vezes não se lembra de fazer a lição ou não consegue desempenhá-la sem a supervisão de um adulto. Mas como a lição de casa favorece muitos alunos, uma das formas de evitar esse clima de tensão que a atividade ocasiona, é o estabelecimento de um bom relacionamento entre os pais e a escola. É importante que a escola compreenda que a lição de casa é uma responsabilidade dela, e não do aluno e de sua família.
 Algumas maneiras podem favorecer a realização da lição de casa, como por exemplo, criar uma rotina de estudo, disponibilizar um espaço da casa para esse fim e incentivo.
 Os pais podem encorajá-las nessa responsabilidade, ao demonstrar interesse e ao dar autonomia quando oferecem sua ajuda ao invés de fazer a lição pela criança. Veja o que você poderá digitar e fixar nos cadernos de tarefas.
REGRAS PARA O CADERNO DE DEVER 

                     SENHORES PAIS,

O DEVER DE CASA SERÁ ENVIADO TODA TERÇA.QUARTA E QUINTA-FEIRA.
1 – DESENVOLVA O HÁBITO DE OBSERVAR O CADERNO DE SEU FILHO,ANTES DA LIÇÃO,PEÇA PARA QUE A CRIANÇA LAVE AS MÃOS E OBSERVE SE O MESMO TROUXE LIÇÃO PARA CASA.
2 – NA HORA DA LIÇÃO, PROCURE DESLIGAR SOM, TV, DVD, ETC. A CONCENTRAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.

3 – PROPORCIONE UM HORÁRIO E LUGAR.
4 – ACOMPANHEM SEU FILHO NAS TAREFAS, APENAS COMO INFORMANTE (NÃO FAÇA NADA POR ELE).MANTENHA EM CASA GIZ DE CERA E COLA.
 5 – INTERCALE MOMENTOS DE LAZER E DESCANSO. CADA CRIANÇA TEM UM TEMPO LIMITE DE CONCENTRAÇÃO. TENHA CUIDADO COM ISSO. NÃO TRANSFORME O MOMENTO HARMONIOSO EM TENEBROSO.
6 – TENHA RECURSOS PARA AUXILIAR A PRÁTICA DA LIÇÃO ( REVISTAS,JORNAIS, LIVROS, ETC. )
7 – DESAFIE SEU FILHO COM ALEGRIA, PROMOVA UM AMBIENTE DE ENTUSIASMO.
8 – TAREFA NÃO É CASTIGO, É UM MOMENTO QUE FAZ PARTE DA VIDA.
9 – O MEU DEVER DEVERÁ SER RECORTADO E COLADO NO CADERNO, E NUNCA DEIXÁ-LA SOLTO.
10 – LEMBRE-SE: NINGUÉM NASCE SABENDO E CADA CRIANÇA É SINGULAR DENTRO DE SUAS CAPACIDADES EM APRENDER, NÃO COMPARE SEU FILHO COM OUTROS ALUNOS QUE FAZEM MAIS RÁPIDO. NUNCA O CHAME DE BURRO OU OUTRO NOME QUE O RIDICULARIZE E O HUMILHE.
11 – APRENDER EXIGE PACIÊNCIA. ENTÃO… TENHA CALMA.
12 – PROCURE SE SEU FILHO APRESENTA ALGUMA DIFICULDADE DE APRENDIZADO. PEÇA AJUDA E ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAL ESPECÍFICO (COMUNIQUE A ESCOLA). 13-RESPEITE AS MINHAS CONSTRUÇÕES E DESCOBERTAS, POIS ASSIM SURGIRÁ O MEU APRENDIZADO. 14-PROVIDENCIAR UMA AGENDA QUE PODERÁ SER UM CADERNO PEQUENO PARA RECADOS QUE SERÃO COLADOS. O CADERNO DEVERÁ SER ENCAPADO E COM MEU NOME. AGENDA A AGENDA SERÁ DE GRANDE UTILIDADE PARA A COMUNICAÇÃO DA ESCOLA, PROFESSOR E FAMÍLIA.. A AGENDA DEVERÁ SER ABERTA TODOS OS DIAS,OS CIRCULARES DA ESCOLA BEM COMO INFORMATIVOS SERÃO ANEXADOS NA MESMA . O RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA DEVERÁ LER,DATAR E ASSINAR. MERENDA POR FAVOR, ENVIEM PARA O SEU FILHO SEMPRE UMA GARRAFA COM ÁGUA OU COPO, FRUTAS,SUCOS,LANCHES SAUDÁVEIS E CEREAIS. ATENÇÃO: SALGADINHOS, FANDANGOS, BATATAS E SIMILARES E GULOSEIMAS COMO BOMBOM,BALAS E PIRULITOS SOMENTE NA SEXTA-FEIRA. (POR FAVOR, RESPEITEM A DATA).
PSICOMOTRICIDADE DIAS DA SEMANA:
TODA TERÇA, QUINTA E SEXTA-FEIRA DE 12:45 ÁS 13:25,
NOS DIAS CITADOS A CRIANÇA DEVERÁ VIR COM TÊNIS OU SAPATO FECHADO ANTIDERRAPANTE. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS COLCHONETES E TOALHAS SERÃO REALIZADAS NESSES DIAS, A CRIANÇA PODERÁ SE SUJAR UM POUCO. EVITEM SAIAS E VESTIDOS PARA AS MENINAS NESTES DIAS.
 AGRADECEMOS PELA COMPREENSÃO.
CORPO PEDAGÓGICO E PROFESSORA --------------------------