21 de agosto de 2012

DORES DO INDAIÁ MINAS GERAIS












Os hábitos da população estão essencialmente pautados no campo e na religião, e portanto, a Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá (Expodores), que é realizada todo mês de julho no Parque de Exposições Sigefredo Costa e a Festa do Rosário, realizada todo mês de agosto homenageando Nossa Senhora das DoresSão Benedito e Santa Efigênia, são os maiores eventos culturais e turísticos do município.
Pode-se destacar os casarões centenário da Praça Lacerda e das fazendas da cidade, os prédios da Escola Estadual "Francisco Campos", da Escola Estadual "Dr° Zacarias", da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, o Cristo do Alto da Capelinha e o Castelo Indaiá como os principais atrativos turísticos. Além disso, Dores do Indaiá é lugar onde nasceram importantes personalidades, como Francisco CamposEmílio Guimarães Moura e Bolívar Lamounier, entre outros, que foram de suma importância no campo intelectual (literatura, artes) e político estadual e nacional.
No âmbito das políticas públicas de turismo, Dores do Indaiá integra o circuito turístico “Caminhos do Indaiá”. Ele foi o 48° circuito de Minas Gerais e o 2° circuito da região centro-oeste de Minas a ser certificado pela Secretaria do Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG), sendo que essa certificação foi concedida em novembro de 2010, após o cumprimento de uma série de exigências da entidade. O circuito é formado por oito municípios da região centro-oeste: Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Matutina, Quartel Geral, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade, e a sede do circuito se localiza no município de Dores do Indaiá.
CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS
Fevereiro: CarnaDores;
Abril: Semana Santa;
Maio: Motofest;
Junho: Festa Junina Regional;
Julho: Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá (Expodores);
Agosto: Festa do Rosário;
Outubro: Aniversário da cidade e a Festa Caboclos do Sertão;
Dezembro: Réveillon no Castelo Indaiá. E MUITOS OUTROS EVENTOS SENSACIONAIS.